Sopas! Há quem odeie e há quem espere o inverno ansiosamente por elas! Eu sou do segundo grupo! Amo um treco caldeado. E como “jogar tudo na panela e ver a hora da verdade” é muito risco, trago aqui uma dicas para aumentar as chances de sucesso na sua sopa! E para garantir a qualidade nutricional, sigo umas regras que podem ajudar…✍️
.
👉Eu penso em 5 grupos e normalmente coloco pelo menos 1 alimento de cada grupo.

 

1- tempero base – cebola ou alho. Sempre ponho um deles.
2- Para engrossar – abóbora madura ( Bahia, sergipana…), cenoura, leguminosas ( tipo lentilha ou mesmo alguma qualidade de feijão) ou carbos como batata doce, inhame e aipim. Coloco bem pouco disso. Pois carbo e vegetal B não se pode abusar viu…
3 – Para dar volume e poder comer um balde sem peso da consciência – ponho sempre muitoooo vegetal A, que são pouco calóricos e vão dar volume sem aumentar as calorias – abobrinha, couve flor e brócolis nacional são meus preferidos para usar em sopa.
4 – Para vitaminar e dar mais volume ainda – no finzinho pode inserir folhas verde escura como couve e chicória, que também aumentam o volume sem aumentar calorias! ( queremos isso, pq gostamos de comer muita sopa viiiu)
5 – para “proteinar” – frango ou carne ( tipo músculo). .

realmente em casa faço apenas sopas leves, balanceadas, que sejam aliadas da dieta usando a “técnica dos 5 grupos”.

Espero que tenham gostado das dicas.💃🏻🤣