São Miguel do Gostoso, RN

Dicas de viagem, passeios e onde comer

Há pouco mais que 100km da capital Natal, no Rio Grande do Norte, este pequeno vilarejo possui diversas opções interessantes de passeios, restaurantes e, claro, praias maravilhosas de águas quentinhas. 

Neste post dou dicas de restaurantes, passeios e as melhores praias. Espero que gostem!

Onde ficar e como chegar

São Miguel do Gostoso fica no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. O aeroporto mais próximo é o da cidade de Natal, há 124 km do vilarejo. 

Após desembarcar, a melhor forma de chegar ao local é alugar um carro e ir dirigindo. Estar de carro ajuda bastante pois a região conta com diversas praias e passeios aos arredores. 

Praias e passeios

A praia principal do Vilarejo é a praia da Xêpa. Dona de uma extensão gigante de areia até o mar, é uma praia bonita e quase desértica. 

É a melhor opção para correr, pois a areia, apesar de super fofa, não tem inclinações. 

Esta praia pode ser acessada a pé a partir do centrinho de São Miguel do Gostoso. Vimos o por do sol a partir dela no fim de tarde. 

Para passar o dia, preferimos as praias e locais aos arredores, que podem ser acessados de carro. 

Praia de tourinhos

O que não falta na região são praias com águas calmas e quentinhas e quase desérticas. Mas esta praia se torna ainda mais especial por ter piscininhas naturais que se formam próximo ao mar. 

Nesta praia há estrutura de bares, com cadeiras e menu para petiscos e almoço. A atmosfera dos bares é familiar e tranquila. Aparelhos de som são proibidos na maioria deles (UFA!). Ótimo para relaxar, ler livros e conversar. O por do sol nesta praia é super recomendado: Pode-se subir uma pedra e curtir o entardecer. 

 

Bora bora tourinhos: Optamos pela barraca bora bora, que é a mais famosa desta praia. Esta barraca oferece além de estrutura de barracas, chuveiro de água doce, banheiros, parquinho infantil e redes. O menu é bem completo (incluindo saladas e opções leves 🙏 ) e com bom custo benefício. Para usar a estrutura deste bar, havia uma taxa de consumação mínima aos fins de semana. E valeu super a pena.  

Minha dica: Cheguem cedo! Assim você vai poder usufruir da praia REALMENTE vazia e silenciosa, curtir o mar só para você e ainda pegar a melhor barraca. 

De dezembro à fevereiro, no nordeste, o dia amanhece às 5hrs da manhã (e escurece antes das 18hrs), por isso, vale a pena acordar cedinho para aproveitar bem o dia. 🙂

Instagram : @boraboratourinhos 

Correr na praia de tourinhos é possível devido à grande extensão da praia. Contudo, a areia é bem inclinada demandando cuidado do corredor. 

Shui Brasil

Descobri esse lugar no Instagram e me apaixonei pelas fotos do local.

 Para quem quer modificar o clima do sal e mar, mas sem deixar de estar com contato com a água e natureza, passar um dia no Shui Brasil pode ser uma boa opção. Esta propriedade oferece serviço de day use em meio as piscinas naturais que se formam a partir da nascente do rio Catolé. 

A cor do rio que corta a propriedade e o fluir calmo das águas é um convite para o relaxamento. Para passar o dia, cada casal recebe um gazebo privativo com cadeira, rede, espreguiçadeira e mesa. O Gazebo privativo é rodeado de jardins e flores. 

Também está incluído no preço do day use o almoço, que é servido em quatro etapas. Você pode escolher entre o menu terra (baseado em pratos com carne vermelha e massas), menu água (baseado em pratos com peixe) ou o menu vegetariano. Os pratos eram bem apresentados e gostosos.   As bebidas não estavam incluídas. 

Não há internet (nem mesmo Wi-Fi) no local, como um convite para a desconexão e relaxamento. Se prepare para isso! Leve livros, canga para yoga (há jardins convidativos para a prática) e seu celular bem carregado para tirar fotos. 

O local é paradisíaco e a estrutura muito bonita, porém, sentimos falta de um atendimento mais afetuoso e alguns mimos a mais para condizer com as belezas naturais do local e com o preço da diária. 

A propriedade está há 50km de São Miguel do Gostoso e achei que valeu a dia!

Para mais informações sobre preços e condições, veja aqui:  @shuibrasil 

Piscinas Naturais em Parracho de perobas

Este passeio é imperdível. Se você for como eu e AMAR observar a vida marítima   vai adorar esse passeio. As piscinas naturais acontecem sempre quando a maré está baixa, por isso as lanchas programam o horário de saída da praia no momento em que a maré está em seu ponto mínimo (vale a pena se informar no dia anterior antes de ir). A lancha sai da praia de perobas (especificamente no Restaurante do Vozinho) e chega às piscinas naturais. Fizemos o passeio por conta própria (sem intermédio de agência de turismos). 

O mar nas piscinas ganha uma coloração azul estupendo, quase cintilante. E o contraste com os corais torna a paisagem ainda mais espetacular. O visual das piscinas naturais é bem caribenho (ainda que eu prefira achar que o Caribe que tem o visual bem Brasileiro…) e te renderá lindas fotos e memórias! 

Se a maré estiver baixa e o mar límpido, você conseguirá ver muitos peixinhos. 

Nas piscinas naturais há jangadas que vendem petiscos e drinks para os mais badaladeiros, como se fossem um bar flutuante. Mas, se você for como eu, vai preferir aproveitar a água quentinha e o mar lindíssimo para nadar bastante por entre os corais e os peixinhos. No fim do passeio eu estava maravilhada e…endorfinada! Exercício físico em meio às belezas naturais fica ainda melhor, não é? 

É possível fazer um passeio similar saindo da praia de Maracajaú também. Mas, pelo que li, as piscinas partindo da praia de perobas têm o visual mais bonito… 

Praia da Maracajaú

Explosão de azul! A cor da água é bem mais bonita do que a das praias próximas ao centro de São Miguel do Gostoso. Chegamos à tarde e a maré já estava um pouco alta e acredito que de manhã esta praia seja ainda mais bonita. 

Se você estiver em São Miguel do Gostoso, compensa se esticar até lá! 

Restaurate Pajé Culinária Beira Mar: Achamos perfeito para um almoço diurno na praia de Maracajaú com uma vista de quebrar o queixo! Como fica no alto da montanha, a vista da praia se tornará inesquecível. 

Pedimos a moqueca mix do mar e não nos arrependemos. Polvo, lagosta, peixe e camarão muito bem servidos, serviço simpático e afetuoso. Recomendo fortemente este restaurante! 

Instagram: @Opajeculinaria

Onde comer bem em São Miguel do Gostoso:

Na avenida central e na famosa Rua da Xepa em São Miguel do Gostoso há diversas opções de restaurantes com clima despojado e aconchegante. Nestas ruas os turistas se concentram a noite para beber e comer.  A cena gastronômica não vai te decepcionar. 

Abaixo deixo as sugestões de restaurantes que experimentei e aprovei.

Restaurante Borogodó

Uma cozinha criativa no centro da rua Xepa pela chef Priscyla Jasen. A criatividade começa na arquitetura e invade todos os pratos.

De entrada, pedimos a costelinha com barbecue de goiabada cascão. Achei a combinação dos sabores da goiabada com a carne de porco espetacular. 

Pedimos o cupim da vó Maria e não me arrendi. O cupim é cozido em baixa temperatura com vinho tinto e desmanchava na boca. O acompanhamento era purê de abóbora (chamado de jerimum na região) e vinagrete de feijão verde. O Baião do mar, feito com feijão verde também estava divino. 

A apresentação dos pratos e as combinações de sabores, com toques de ingredientes do Nordeste nos surpreenderam muito e recomendo fortemente a visita a este restaurante. Elegi como o meu preferido na cidade. Dá uma espiadinha na beleza dos pratos! Lindos, não? 

Vale uma visita para apreciar o trabalho da Priscyla e sua equipe. Cada canto, uma graça.

 Endereço: Rua da Xepa 

Instagram: @restauranteborogodo

Restaurante Bistrô 70m2

De Lorenzo Mancini, tem como especialidade massas e frutos do mar. O Restaurante tem decoração simpática e pratos bem elaborados. Conta com boa carta de drinks e alguns vinhos. 

Pedimos de entrada a burrata com tartar de camarão.

Já os nossos pratos principais foram a barriga de porco com purê rústico e o risoto de camarão com laranja, alho poró e gengibre.

O risoto estava no ponto e foi feito com camarões VG, mas os sabores do gengibre e laranja estavam um pouco apagados do prato. 

Mas, a experiência foi boa e eu voltaria sim! 

Instagram: @bistro70m2

Restaurante Gênesis

Também na rua da Xepa, o restaurante serve pratos elaborados e drinks autorais e nos foi muito bem indicado. 

O clima é descontraído e bem agradável.

Restaurante Genesis, clima descontraído na Rua da Xepa | Foto: Mariana Talita
Esferas de cordeiro no restaurante Genesis | Foto: Mariana talita
Terrine de queijo de cabra e tomatinhos em belíssima apresentação | Foto: Mariana Talita

Experimentamos duas entradas: a esfera de cordeiro com chutney de manga e terrine de queijo de cabra. 

Ambos surpreenderam, tanto na apresentação como no sabor.

Instagram:  @genesis_restobar

Pizaria Positano

E se tudo terminar em pizza, aposte da pizzaria Positano! Fica na Avenida Central em São Miguel do Gostoso e serve pizza de massa de fermentação natural. 

A massa é leve e com borda alta (tal como as pizzas italianas) e há opções de bordas recheadas. Os ingredientes são bem selecionados e o molho de tomate muito bem feito. E como já sabem, sou grande apreciadora de bons molhos de tomates! Muitos pontos positivos para a pizzaria Positano!

Instagram: @positanogostoso

Pizza de fermentação natural em São Miguel do Gostoso | Foto: Mariana Talita

Onde ficar

Quando vou para destinos praianos rústicos, sempre dou preferência para pousadas “pé na areia”, que me possibilite acordar antes do café da manhã e dar uma corridinha sem atrapalhar o ritmo da viagem. 

Por isso, optei pela pousada Spa dos Amores. Um pouco afastada do centro de São Miguel do Gostoso, mas com vista belíssima para a praia. Escolhemos um quarto com vista para a praia e banheira privativa e ficamos muito bem acomodados. Havia uma grande varanda ao redor do quarto com uma espreguiçadeira super confortável. Devorei o livro Portões de Fogo (de Steven Pressfield) naquela varanda durante a viagem. 

O ponto negativo era o WI-FI muito muito muito ruim. Se você, como nós, precisar de acesso à internet por questões de trabalho, sugiro até mesmo buscar outro local. Este ponto nos atrapalhou bastante. 

O café da manhã era farto, com opções leves como frutas frescas e ovos de todos os jeitos (omelete, mexido, cozido, a la coque). Você podia escolher o que gostaria de comer no dia anterior por WhatsApp. Na hora do café, serviam à mesa as opções escolhidas.

Minha dica: Principalmente no café da manhã não cometa exageros e opte pelas preparações mais naturais! Um dia lindo, leve e praiano te aguarda!  🙂 

Espero que tenham gostado das dicas 🙂 Se forem para lá, me conta! Vou adorar saber! 

Praia em frente ao Hotel Spa dos Amores | Foto: Mariana talita

Meu Instagram

Comentários